Clube de campo ValinhosO berço dos cavalos no Clube de Campo Valinhos remonta ao nascimento desta Associação e está tão entranhado à nossa história que uma ferradura guarnece o seu escudo. Com os nossos primeiros sócios e fundadores o cavalo já era presença marcante e fundamental, misturando-se ao cotidiano e desenhando o futuro campestre do então nascente Clube de Campo.

 

Nos primórdios, como as casas e as famílias ainda eram poucas, a paisagem confundia-se com os traços deixados pela antiga fazenda. Com muito da estrutura ainda por ser feita, os animais pastavam livremente por todas as áreas do Clube, tendo como cocheira e ponto de reunião dos cavalos e encontro de cavaleiros o local onde atualmente é o restaurante. Logo depois, foi edificada a primeira estrutura para manejo, nas imediações da capela, perto do lago.

Algumas décadas depois, seguindo o rumo natural da evolução do Clube e do número de famílias, aumentou também a quantidade de cavalos, gerando a necessidade de uma estrutura maior e mais adequada, sendo criada então a Cocheira, mais tarde conhecida como “Cocheira Velha”, dando lugar ao atual Centro Ambiental.

Nestes tempos, não havia demarcação de pastos e os animais eram recolhidos na cocheira, diariamente, para receberem ração e trato e, aos finais de semana, para o uso dos associados e familiares. Porém, em um cenário de crescimento permanente, mais tarde, tornou-se necessária a delimitação de áreas específicas para pastagem e mantença dos animais, que foram predominantemente as terras denominadas “Ponderosa”, que ficam na divisa do Clube com a Fazenda São João das Pedras, onde, atualmente, temos uma belíssima reserva ambiental e algumas trilhas para contato com a natureza.

Clube de Campo Valinhos

A possibilidade de o Associado ter e manter um cavalo próprio e a atividade hípica nas dependências do Clube, sempre foram diferenciais e alguns dos maiores destaques e atrativos de nossa associação em relação às demais.

Ainda naquela época, anterior à existência do Centro Hípico nos moldes atuais, chegamos a manter mais de 120 animais exclusivamente a pasto.

Em meados da década de 80, os torneios hípicos tornaram-se frequentes em nossa região e como não poderia deixar de ser, despertaram o interesse de nossos associados, com o Clube tornando-se, rapidamente, destaque nestas modalidades. Estas disputas esportivas propiciaram uma busca de melhores animais e, consequentemente, trouxeram melhorias estruturais e na forma de manejo. Diante deste quadro, idealizou-se e concretizou-se a construção de um Centro Hípico com uma estrutura e equipamentos para treinamento, projetado para os novos anseios e necessidades, com animais confinados em baias individuais e trato especializado.

Desta forma, à já enraizada atividade hípica de lazer, somou-se a face do hipismo como esporte de competição e, com o advento do Centro Hípico, passamos a ter duas possibilidades de manutenção de animais - a pasto, mais rústica e com recolhimento apenas para ração diária e trato, ou ainda, em baias individuais - ficando livre a escolha do sócio, com a respectiva diferenciação de valores da taxa de semovente.

Clube de Campo ValinhosNo início dos anos 2000, com o objetivo de unificar a estrutura, de modo a facilitar e centralizar o manejo, os animais mantidos a pasto foram transferidos para uma nova edificação, concentrando os módulos de baias, cocheira e aparelhos em uma mesma área do Centro Hípico, liberando a estrutura antiga da Cocheira para a formação do atual “Centro Ambiental”. Nesta época deixou-se de utilizar como pasto as terras denominadas “Ponderosa”, que foram fortemente atingidas por uma queimada. Temos hoje no Ponderosa uma área reflorestada e de preservação ambiental, onde foram plantadas milhares de arvores nativas ao longo da última década.

Atualmente, com uma estrutura invejável de instalações, em uma área de mais de 200.000 m², o Centro Hípico e Cocheira formam em conjunto um enorme atrativo oferecido aos Associados, acolhendo desde iniciantes até reconhecidos esportistas, gerando valorização ao nosso patrimônio e ao espírito do Clube de Campo Valinhos.

Se não fez parte desta História no passado, faça no presente! Afinal, o Centro Hípico e Cocheira também são seus. Participe!