Leishmaniose

Leishmaniose

A Coordenadoria de Proteção Animal do Clube de Campo Valinhos, preocupada com a saúde dos associados e seus cães, solicita que todos os cães, residentes e visitantes, utilizem coleiras repelentes. Lembramos que a ação contra o vetor é a melhor forma de controle da zoonose. As regiões com casos comprovados de Leishmaniose canina, (laudo oficial do Instituto Adolfo Lutz), como é o caso do CCV, devem permanecer em constante cautela com seus cães. Nessas áreas, todos os cães – cães com sorologia negativa, cães com sorologia positiva, e cães vacinados contra a leishmaniose, devem utilizar coleira repelente (deltametrina 4%), sendo que as coleiras devem ser trocadas de acordo com as instruções do fabricante.

É importante esclarecer que apenas o uso de coleiras e pipetas inseticidas nos cães, trocadas conforme recomendação do fabricante, além da higiene do próprio terreno, retirando todo o material orgânico como lixo, controlando podas e touceiras, são medidas eficazes e comprovadas cientificamente. Nenhum tipo de "veneno" ou medicação de pulverização elimina o mosquito-palha. Além disso, esse tipo de veneno causa morte de outros seres fundamentais para a biodiversidade de nosso nicho, pondo ainda mais em risco a nossa região.

Endemias como a Leishmaniose e outras surgem em função de ações de degradação do meio ambiente, como o uso de venenos. Tais atos, além de levar à morte borboletas, abelhas, grilos e insetos amigos, também extinguem pássaros, peixes, contaminando os lençóis freáticos, nossa água, o solo e os alimentos. Salientamos que nenhum inseticida seria capaz de atingir toda a matéria orgânica (foco do mosquito palha) existente no Clube.

A Coordenadoria de Proteção Animal reitera que tem realizado todo tipo de estudo e ações para proteger a nossa população buscando especialistas e estudando minuciosamente a nossa região. Ainda assim, apenas isso não basta para nos livrarmos da endemia de leishmaniose, que nos acompanhará por um longo período. Nesse sentido, a realização da sorologia em seu animal é de fundamental importância!

 

Coordenadoria de Proteção Animal