Informativo

Informativo

RESTAURANTE CCV

 

O restaurante funciona em sistema de delivery ou de retirada da comida das 12h00 às 15h00 aos sábados e domingos. Não serão servidas bebidas ou alimentos no local. As encomendas podem ser feitas pelos telefones (19) 3929-5345 ou (11) 97640-3240.

 

ATENDIMENTO DA SECRETARIA

 

Informamos que o atendimento presencial na secretaria continua suspenso por tempo indeterminado. As solicitações, pedidos ou dúvidas devem ser feitos através de contato telefônico, por e-mail, ou pelo site. Caso haja a necessidade de encontro presencial, solicitamos que os sócios agendem data e hora, antes de se dirigir pessoalmente à secretaria.                                          

 

DESCARTE DE MÁSCARAS E SERINGAS

 

Atualmente todo o lixo reciclável recolhido pela Reciclamp é identificado antes de ficar em quarentena. Fomos informados que há o descarte de máscaras e seringas no lixo recolhido no Clube. Alertamos que MÁSCARAS E SERINGAS NÃO PODEM SER DESCARTADAS NA COLETA SELETIVA. Veja como proceder:  

  • As máscaras devem ser embaladas em saquinhos e descartadas no lixo comum; 
  • As seringas e agulhas de injeções devem ser entregues na secretaria dentro de embalagens seguras como garrafas PET, sempre com a capa plástica na agulha. Esse material é contaminante e será enviado para incineração.

 

SUPRESSÃO DE ÁRVORES

 

É proibido o corte ou poda radical de árvores dentro dos limites do CCV, como rege o Capítulo I, Parágrafo Terceiro, do Regulamento de Proteção do Meio Ambiente do CCV:

 “A supressão não autorizada de exemplares arbóreos nativos, existentes em qualquer área, ou exemplares arbóreos exóticos existentes em área de preservação ambiental, vivos ou mortos, isolados ou não, ou a promoção de qualquer intervenção ambiental não autorizada em área compreendida pelo Clube de Campo Valinhos, acarretará ao Associado respectivo multa no valor correspondente a até 20 (vinte) taxas de manutenção, duplicada no caso de reincidência, sem prejuízo das eventuais penalidades e obrigações de compensação impostas pelo Poder Público”. 

O sócio deve solicitar autorização prévia, na secretaria, antes de qualquer supressão ou manuseio de espécie arbórea. O Regulamento de Proteção do Meio Ambiente, aprovado pelo Conselho Deliberativo em 29/04/2017, pode ser lido na integra no site www.ccvalinhos.com.br

 

Atenciosamente

                                                         A Diretoria                                               30/07/2020

 

CAPIVARAS E FEBRE MACULOSA

 

A febre maculosa é uma doença infecciosa, causada pela bactéria do gênero Rickettsia e transmitida pelo carrapato estrela, encontrado principalmente durante o período de seca (junho a outubro) em animais de grande porte como bois, cavalos, capivaras ou também em cães, aves domésticas e roedores. Para que a pessoa seja contaminada, é preciso que o carrapato infectado fique em contato com a pele durante um período de quatro a seis horas. Portanto, quanto mais rápido o carrapato for retirado do corpo, menor será o risco de contrair a enfermidade. Sintomas da doença como febre, dor de cabeça, mal-estar, calafrios, pontinhos avermelhados na palma da mão e sola do pé, dores no corpo (principalmente nas costas e pernas) podem aparecer de 5 a 7 dias após o contato com o carrapato. Poucas pessoas picadas por carrapatos desenvolvem a febre maculosa e a doença tem cura, desde que o tratamento com antibióticos seja introduzido nos primeiros dois a três dias após a infecção.

Como prevenir a doença:

 

  • Para adentrar em áreas silvestres, use calças e blusas claras e de mangas compridas para facilitar a visualização do carrapato e evitar que ele atinja a pele;
  • Use meias ou botas por cima das calças e use repelentes nas partes descobertas;
  • Vistorie o corpo à procura do parasita;
  • Ao remover um carrapato da sua pele, use uma pinça para agarrá-lo e remova-o cuidadosamente;
  • Trate o carrapato como se estivesse contaminado, mergulhando-o em álcool ou jogando-o no vaso sanitário;
  • Limpe a área da mordida com antisséptico e lave bem as mãos;
  • Caso seja picado por carrapato e desenvolva os sintomas descritos acima, procure assistência médica imediatamente.

 

Os locais mais prováveis de transmissão são áreas próximas às coleções hídricas, pastos e mata ciliar degradada. Como a capivara não é o único hospedeiro do carrapato, a sua extinção não resolve o problema da transmissão da febre maculosa, já que o carrapato pode alojar-se em outros animais, como cavalos ou cachorros, ou mesmo em humanos. As capivaras são consideradas animais da fauna silvestre, nativos, cuja captura ou caça é proibida por lei e sua retirada de dentro do Clube não impediria que outras capivaras aparecessem. O Clube de Campo engloba matas nativas, áreas de proteção ambiental (lagos e suas margens) e perímetros urbanos, exigindo a adoção de um convívio inteligente, integrado e harmonioso entre os moradores, a fauna e a flora. A preservação das capivaras em seus locais, a radiação solar, o aparo da grama, o uso de produtos veterinários (aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA) para controle de ectoparasitas nos animais domésticos, são as medidas sanitárias mais adequadas para o controle de carrapatos.

 

 

 

Atenciosamente

                                                         A Diretoria                                               30/07/2020